quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cidade fantasma Chernobyl e Pripyat


Chernobyl



  1. Chernobil, Chernobyl ou Tchernobil[1] (em ucraniano Чорнобиль, transl. Tchornobil') é uma cidade-fantasma localizada no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia. O nome da localidade significa "Absinto".

    Em meados da década de 1970, foi construída pela União Soviética uma central nuclear no noroeste da cidade, no distrito de Raion. Entretanto, Chernobyl não era a residência dos trabalhadores da usina. Quando a usina estava em construção, Pripyat, uma cidade maior e mais perto da usina, foi planejada e construída como residência para os trabalhadores.

    Em 26 de Abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reator da central de Chernobyl veio a ter problemas tecnicos e liberou uma imensa nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão do tamanho de Guadalupe. Ironicamente, o acidente se deu durante o teste de um mecanismo de segurança que garantiria a produção de energia em caso de acidentes. A explosão ocorreu quando o sistema era testado em um dos blocos da usina, provavelmente devido à instabilidade do reator provocada por uma combinação de erros humanos na sua operação e sua construção estar incompleta à época.       

Como ocorreu o acidente

No início da madrugada do dia 26, à 1 hora e 23 minutos, aproveitando um desligamento de rotina, procederam-se à realização de alguns testes para observar o funcionamento do reator a baixa energia. Os técnicos encarregados desses testes não seguiram as normas de segurança e pelo fato de o moderador de neutrons ser à base de grafite, o reator poderia apresentar instabilidade num curto período de tempo, o que acabou por acontecer.

As pessoas foram alertadas 30 horas depois do acidente, até então, tudo havia sido mantido em segredo. Apenas cinco trabalhadores da usina sobreviveram ao acidente. O acidente de Chernobyl teve quatrocentas vezes mais radiação do que a bomba atômica de Hiroxima no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.

                

               ☢ Medidas de descontaminação

 

Uma espécie de "caixão" de betão (concreto), aço e chumbo foi construída sobre o reator que explodiu a fim de isolar o material radioativo que ali se concentra. O combustível nuclear chega a 200 toneladas de núcleo do reator e uma espécie de magma radioativo. Mesmo assim, não foi possível a reocupação de todas as áreas que foram contaminadas. (Pivovarov & Mikhalev 2004) 5 milhões de hectares de terras foram inutilizados, e houve contaminação significativa de florestas.


                                      

Pripyat






 Video da Evacuação da cidade de Pripyat na Ucrania em 1986


Pripyat é uma cidade-fantasma no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia. Próximo à cidade fica a central nuclear de Chernobyl, lugar onde ocorreu o maior acidente nuclear da história (em abril de 1986).

A cidade documenta bem a era mais tardia da União Soviética, visto que os edifícios abandonados (de apartamentos, hospitais, etc.) ainda contêm objectos desses tempos idos, como brinquedos, roupas, discos, etc. A cidade em si e os arredores não são seguros como lugar de habitação pelos próximos séculos. Os cientistas supõem que os elementos radioactivos mais perigosos precisarão de 900 anos para atingir níveis que permitam ao ser humano voltar a habitar a zona.

Entretanto, logo após o acidente nuclear, muitos se negaram a sair de lá e abandonarem suas famílias, suas casas e suas vidas, correndo enorme risco à saúde.
Ligações externas

.
























































































































Fonte de pesquisa: Wikipedia

10 comentários:

  1. Um cenário perfeito para um filme pós-apocalíptico como: Resident Evil e Exterminador do Futuro.

    ResponderExcluir
  2. Muuito bom... mas você sabe que o nome do blog pode ser considerado nazista, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao vejo o porque de poder ser chamado de Nazista me explique

      Excluir
    2. Esse blog não tem absolutamente nada a ver com NAZISMO, esse blog serve para discussões sobre radiação nuclear e sobre a história que envolve Chernobyl e a cidade fantasma de Pripyat.
      Antes de você sugestionar ou mesmo classificar certas coisas, você deve procurar saber sobre o que fala a página, a matéria, ou mesmo no que diz respeito o tema debatido.

      Excluir
  3. Eu penso que o SER-HUMANO é o bicho mais ESTÚPIDO que existe, sabemos que a Energia Nuclear é considerada uma energia barata e limpa, mas um erro pode causar danos irreversíveis como este.
    Penso que o MUND, já que chamamo-o de GLOBALIZADO, deviamos então nos unir mais e lutar para que façamos mais estudos e devemos trabalhar mais para tentarmos minimizar tais efeitos RADIOATIVOS neste local.

    ResponderExcluir
  4. Nao sei se tem conhecimento mas esta neste preciso momento a ser construído um novo sarcófago ou seja outra cobertura em betão para conter a radiação que e muita mas mesmo muito a radiação libertada na data do acidente foi pouca quer dizer muita mas em relação a que se encontra dentro da usina foram só 8 porcento agora imagine a dimensão do que poderia ter sido o magma radioactivo que ali existe chamado de pé de elefante perfurou uma laje de concreto devido a sua enorme temperatura e radiação e passou para a laje abaixo no piso - 2 e no piso -3 era onde estava um dos reservatórios de agua para arrefecimento do reator , esse pé de elefante ainda começou a danificar essa laje mas vários mineiros da região os verdadeiros heróis de chernobyl escavaram um túnel para drenar a agua, pois se esse magma entrasse em contacto com agua hoje maus de metade da Europa nao existia seria uma explosão cerca de mil vezes maior que hiroshima mas concordo plenamente com o que o Sr falou tem de ser tomadas medidas de segurança, mas a culpa maior foi dia governantes na altura , nao avisaram a população do acidente, pesquise sobre a parada dos mortos que foi no primeiro de Maio, que foi a comemoração do dia do trabalhador com níveis de radiação cerca de 3 mil vezes maior que o permitido nao quiseram parar a festa , e expuseram milhares de pessoas a níveis de radiação altíssimos pessoas inocentes que acabaram por sofrer com doenças o resto da vida ...

    ResponderExcluir
  5. Poxa muito triste isso e revoltante a parte que as pessoas foram avisadas apenas 30 horas depois nossa que descaso!!!!

    ResponderExcluir
  6. Poxa muito triste isso e revoltante a parte que as pessoas foram avisadas apenas 30 horas depois nossa que descaso!!!!

    ResponderExcluir